7 de março de 2012

8 de março

Dia Internacional da Mulher

Desde 1975, o dia 8 de março é comemorado pelas Nações Unidas o Dia Internacional da Mulher. Nesse dia, em 1857, as operárias têxteis de uma fábrica em Nova Iorque entram em greve para reivindicarem redução da jornada de trabalho e melhores salários, foram presas na fábrica, onde houve um incêndio e morreram 130 operárias.

Em 1908, 14 mil mulheres, nos Estados Unidos, fizeram uma marcha pedindo o mesmo que as operárias de 1857, com o slogan “Pão e Rosas”, em que o pão simbolizava estabilidade econômica e as rosas uma melhor qualidade de vida.

As mulheres ainda não comemoram. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher.

Aqui no Brasil, o dia 24 de fevereiro de 1932, foi um marco na história da mulher brasileira. Nessa data foi instituído o voto feminino. As mulheres conquistavam, depois de muitos anos de reivindicações e discussões, o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo.

Parabéns mulheres, parabéns!

3 comentários:

Anônimo disse...

Obrigada, Mauríssimo!
Lalá

angela leite disse...

Obrigada, Mauro, obrigada!

Mirze disse...

MuiTO BOM!

Eu aunda acho que a mulher pe discriminada, castrada intelectualmente. Acabei de passar por isso numa postagem.

Mesmo assim, Obrigada!

Beijos

Mirze