26 de dezembro de 2007

Sobre a felicidade – Feliz 2008

Em 2005, na virada para 2006, escrevi um texto para os amigos refletindo sobre a felicidade.
Nesta época, quem não tem um propósito, um desejo ou mesmo uma vontade para começar o ano muito bem. Eu acredito e tenho certeza que o ser humano foi criado para ser feliz. Só quem é feliz pode adorar e reconhecer seu Criador: Deus criou o homem para ser feliz.

Este ano recebi de volta este texto, a minha amiga e irmã de fé, Fabiana Oliveira Fonte Boa, me enviou com os votos de um Feliz Natal e um próspero Ano-Novo, por isso resolvi postá-lo novamente:

Um dos motivos pelos quais a felicidade é tão difícil de alcançar é que nem sabemos bem o que ela é... A felicidade é, na verdade, a soma de três coisas diferentes: prazer, engajamento e significado.
Prazer você sabe o que é. Trata-se daquela sensação que costuma tomar nossos corpos quando dançamos uma música boa, ouvimos uma piada engraçada, conversamos com um bom amigo, fazemos sexo ou comemos chocolate.
Já engajamento é a profundidade do envolvimento da pessoa com sua vida. Um sujeito engajado é aquele que está absorvido pelo que faz, que participa ativamente da vida.
E, finalmente, significado é a sensação de que nossa vida faz parte de algo maior. O jeito tradicional de conquistar esse terceiro pilar da felicidade é via religião. Mas esta não é a única forma de dar significado à vida. Um truque eficaz para ficar mais feliz é fazer o bem para os outros. Também se alcança significado construindo algo que pode sobreviver a você. O exemplo clássico é criar filhos. Uma outra dica é acreditar que sua vida é importante para alguma grande causa: a história, a ciência, a justiça social, a democracia, a liberdade, o progresso, a natureza.
Para terminar, há uma regra geral da qual especialista nenhum discorda: ter amigos (e nem precisam ser muitos) ajuda a ser feliz. Amigos contam pontos nos três critérios: trazem ao mesmo tempo prazer, engajamento e significado para nossas vidas.
Felicidade não é um fim em si e sim uma conseqüência do jeito como você leva a vida. As pessoas que procuram receitas e respostas complicadas para ela acabam perdendo de vista os pequenos prazeres e alegrias. É o dia-a-dia de uma pessoa e a maneira como ela reage às situações mais banais que definem seu nível de felicidade. Para resumir tudo: um jeito garantido de ser feliz é se preocupando menos em ser feliz.

0 comentários: